Carregar - Frossard Rasseli Odontologia

Blog

Lentes de Contato dentais: A nova moda

 

lentes-de-contato-dentais-a-nova-moda

Olá, tudo bem? Para os que estão conhecendo o Blog agora, eu sou a Drª Andressa Frossard Rasseli, do Consultório Frossard Rasseli Odontologia em Vila Vilha, no Espírito Santo. Criamos este espaço para conversar sobre diversos assuntos da área da Odontologia. Muitos pacientes nos procuram com dúvidas relacionadas a procedimentos, novas técnicas e etc. Sendo assim, vamos sempre abordar temas de relevância. Convido vocês a participarem mandando perguntas ou sugerindo temas.
Neste Post vamos falar sobre as tão comentadas Lentes de Contato Dental.
As lentes dentais são peças de porcelana projetadas sob medida para aplicação nos dentes em sua superfície frontal. Estes laminados são bastante finos e melhoram consideravelmente a aparência dos dentes. É cada vez mais comum a procura de pacientes para fazer o tratamento ou buscando informações sobre esta técnica estética que vem apresentando excelentes resultados. Você está interessado em fazer este tratamento? Ótimo! Mas antes você deve conversar com o seu dentista para que juntos avaliem que tipo de trabalho deve ser feito.

Após a definição do objetivo entre você e o dentista, este vai examinar a sua boca e fazer um molde. Com isso é possível projetar as correções nos dentes (como tamanho e posição), a tonalidade e a simetria. A partir daí o dentista vai criar um modelo estético do seu sorriso.

Preparar um dente para a aplicação das lentes pode exigir um trabalho de “desgaste” da sua superfície. O dentista pode retirar até aproximadamente 0.3 milímetros, lugar este onde ficará “encaixada” a lente. Após este etapa, o dentista faz um molde dos dentes. Esse molde será enviado para um profissional conhecido como protético/técnico em prótese dentária. Ele ficará responsável pela produção de cada lente de contato usando técnicas modernas como impressão em 3D.

O processo de aplicação das lentes

Quando as lentes chegarem às mãos do seu dentista, ele analisará tamanho, formas e a tonalidade das lentes em comparação com seus dentes. Após alguns ajustes necessários os dentes que receberão os laminados precisarão ser higienizados, limpos e condicionados. Após a aplicação do agente adesivo e do material de cimentação que cola a lente ao dente, o dentista usa uma “luz” de led para ativar o processo químico de colagem. O último passo do tratamento consiste em pequenos ajustes nas lentes e retirada do excesso de cimento. É necessária uma nova visita ao dentista para que ele faça uma avaliação geral das lentes, gengivas e a boca.

Alguns pacientes nos perguntam sobre a aplicação de resina em vez de porcelana, que teria como conseqüência uma diminuição no custo do tratamento. Esta possibilidade existe. Porém é necessário saber que, apesar de a utilização de resina composta ser um procedimento mais conservador e reversível, as lentes de porcelana são mais fortes e resistem mais a manchas do que as de resina.

Que cuidados o paciente deve ter com as lentes de contato dental?

A resposta é bem simples: nenhum além dos cuidados que nós já devemos ter com nossos dentes naturais. Ou seja: evitar a ingestão de alimentos que manchem os dentes como Café, refrigerantes, vinhos e etc; e procurar não morder alimentos duros e nem usar os dentes para morder objetos, roer as unhas ou abrir coisas. Lembre-se sempre de passar o fio dental, de escovar os dentes e, claro, fazer visitas periódicas de acompanhamento ao seu dentista.

Até o próximo post. Abraços e sorriam,

Drª Andressa Frossard Rasseli

Cirurgiã Dentista CRO-ES 5088